Todas as poses de casamento são iguais há 40 anos?


Foi a pergunta que Rejane fez no twitter, após ter ido a um casamento no sábado. Primeiro ela se emocionou com o amor dos jovens que decidem viver uma vida em comum, unindo-se pelo casamento... e depois perguntou:



Eu discordo. Acho que, apesar de persistirem as fotos "clássicas", muita coisa nova tem sido feita em matéria de fotografia de casamento. Na verdade, além das fotografias, as próprias tradições da cerimônia estão se reeditando.

Os ensaios "Trash the dress", onde os noivos fazem fotos com as mesmas roupas da cerimônia, mas em lugares inusitados, como a praia, um parque, ou mesmo na rua, com a intenção de, como  diz o título, "detonar" o vestido, a ponto de depois ele só prestar para o lixo. É claro que com vestidos alugados isso precisa ser visto com cuidado, mas... está se tornando cada vez mais comum. Eu nunca fiz um ensaio desses, mas no casamento que fotografei no sábado, de Yanna e Evandro, foi quase um Trash the Dress no local da recepção mesmo.

Além disso, o registro do Making Of dos noivos (especialmente da noiva) já está incorporado na nova safra de estilos de fotografia de casamento.


Também está se tornando comum fazer "uma cobertura fotojornalística" do casamento, captando momentos de emoção...



Registrando detalhes...


Mas a cada casamento eu me surpreendo com uma coisa nova, estão surgindo "novas tradições". Vejam só:

A noiva entrar sem bouquet, e receber das mãos da mãe o bouquet no meio do caminho.


A noiva não jogar o bouquet para as solteiras, e entregá-lo de presente à sua mãe.

E já que não jogou o bouquet... joga UM SAPO, para que as encalhadas ainda solteiras possam ter o prazer de beijá-lo e ver que se transforme em príncipe!




Os nomes das amigas encalhadas ainda solteiras escrito na barra do vestido da noiva (fiz isso no meu casamento!)


Além de tudo isso, o fotógrafo de casamento também precisa dar uma incrementada, "dirigindo" os noivos em suas poses, e ele próprio criando novas situações (ou se não "novas", situações não tão comuns.


Mas vamos combinar, aquelas fotos tradicionais com pais, padrinhos, familiares, assinaturas, noivos cortando o bolo, o brinde (ainda que seja com água de côco!) tem que ter!




Foto: Milena Montenegro

Comentários

  1. É isso mesmo! Foto tradicional com todos os envolvidos tem que ter, e nem dá para inventar posições.
    Mas uma coisa que curto mesmo são as fotos espontâneas, sem pose, são as melhores fotos de qualquer evento! Um sorriso, um olhar, um gesto...
    PS. Adorei a idéia do sapinho! hihihi

    ResponderExcluir
  2. O "joga sapo" é ótimo! Vou sugerir pro pessoal daqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. ME SENTI EXCLUIDISSIMAAAAAAA

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha
    Eu não fotografei seu casamento, lembra, bonitinha? Fui MADRINHA!!!
    Mas fiz um vídeo de algo inusitado... vou postar.

    Beijo, meu bebê!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Órfã (ou viúva) do Google Reader