Pergunta, que eu te respondo!

A Carla Ceres fez uma pergunta nos comentários do post anterior, que me motivou a escrever este, como resposta e a começar uma nova seção: "Pergunta, que eu te respondo" - se eu souber, claro!

"Fotografar paisagens tipo por-do-sol é mania de amador? Esse tema é considerado batido?"

Eu não traduziria assim. Diria que o por-do-sol é algo tão lindo e tão cheio de cores, que mesmo quem não tem qualquer preparo técnico é capaz de fazer uma boa foto. O final da tarde (bem como o início da manhã) é considerado pelos fotógrafos "a hora mágica". O momento fugaz em que os raios do sol estão em ângulos que permitem iluminar sem agredir" o assunto a ser fotografado. E logo um pouco depois da hora mágica dos fotógrafos que desejam a luz perfeita, vem a hora mágica dos apaixonados pelo por-do-sol (me incluo entre eles).

O sol se deixa registrar pelas câmeras fotográficas de maneira intensa nessa hora. Cria nuances riquíssimas de cores e brinca com as sombras das nuvens que às vezes ajudam ou impedem as tão desejadas fotos.

Aqui em Ilhéus só temos dois lugares onde podemos fotografar o por-do-sol. E não conto as vezes em que saí de casa, seja dia de semana, sábado ou domingo, feriado ou dia de trabalho ou aula... só pra ir fotografar o sol se deitando, no mesmo  lugar. Acho que a primeira vez foi quando eu tinha uns 14 anos. De lá pra cá... décadas de fotografias que nunca se repetiram, apesar de serem feitas no mesmo local, com a mesma intenção.

No sábado passado fomos, Marido e eu, até à Baía do Pontal (o outro lugar é a Sapetinga), e fizemos essas fotos:
16-10-2010 016_thumb[1] 16-10-2010 018_thumb[1]
16-10-2010 005_thumb[1] 16-10-2010 008_thumb[2] 16-10-2010 011_thumb[1] 
Essas foram minhas. Veja que em poucos instantes mudam as nuvens, muda o que está acontecendo (o pescador no barquinho, o cachorro...), muda a luz, muda a cor...
16-10-2010 Cau 024_thumb[1]  16-10-2010 Cau 004_thumb[1]
 16-10-2010 Cau 016_thumb[1] 16-10-2010 Cau 001_thumb[1] 
Essas são de Marido. Na mesma hora, no mesmo lugar. Há quem ache que é "tudo igual", eu discordo. Os olhares são diferentes, e trazem visões diferentes. Além disso, configurações da câmera fazem tudo mudar - a última foto dele foi feita com flash, só para testar.

Esta aqui foi na Sapetinga, e em vez de fotografar o por-do-sol, fotografei seu reflexo nas janelas do carro:
15-05-08 033_thumb[2]

Nessas aqui, quase sem sol - as nuvens não queriam colaborar saindo da frente - fiquei testando os ajustes de "balanço de branco" na câmera compacta:
15_thumb 12_thumb 14_thumb

Essas duas foram em Salvador, na frente da Câmara de Vereadores, olhando para a Baía de Todos os Santos:
99_thumb[1] 98_thumb[1]

Veja que, não é apenas o por-do-sol, mas tudo o mais que compõe a foto que dá o toque que faz uma "boa foto" ser diferente de "uma foto".

Agora veja essa sequência de fotos do sol se pondo no Mediterrâneo, e me diga se algum dia isso ficará "batido"???


 Viagem Nikon 24-05-2010 230_thumb Viagem Nikon 24-05-2010 232_thumb Viagem Nikon 24-05-2010 238_thumb Viagem Nikon 24-05-2010 248_thumb Viagem Nikon 24-05-2010 253_thumb Viagem Nikon 24-05-2010 255_thumb Viagem Nikon 24-05-2010 257_thumb

Viagem Nikon 24-05-2010 259_thumbViagem Nikon 24-05-2010 262_thumb
Detalhe: essas fotos foram feitas quase às 21h... primavera no hemisfério norte!
Bem, acho que dei minha opinião bem dada, né? É tudo uma questão de gosto, e pra mim, o por-do-sol será sempre um tema recorrente, sem ser batido. Jamais haverá um ocaso igual a outro... nem uma foto igual à outra.

Comentários

  1. Valeu, Bel! Agora posso sair clicando pores-do-sol sem me preocupar com a bandeira de amadorismo. :) Acho até que vou dar um banho no meu carrinho e plagiar sua foto refletida. Amei! Obrigada e parabéns pela resposta e as fotos! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pode ser batido, amador, mas que tem sempre um efeito legal, especialmente qdo quem esta do outro lado da lente tem sensibilidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Órfã (ou viúva) do Google Reader